5 desafios do gestor de Recursos Humanos no mercado atual

O papel do gestor de RH dentro das empresas, anteriormente, se limitava à folha de pagamentos, ao cálculo de horas extras, à contratação, demissão, insalubridades, pagamento de férias e antecipação do décimo terceiro salário. Hoje, vivemos um novo tempo: de novas tarefas, novas perspectivas e novos desafios. As suas atividades, que eram exclusivamente burocráticas, agora se expandem para o planejamento estratégico de uma empresa, onde é preciso incluir nessa missão a chamada gestão de relacionamentos.
E é nesse cenário que o gestor de RH precisa conseguir meios de alinhar as políticas internas com as diretrizes organizacionais onde atua, trabalhando a visão, a missão e os valores com a cultura da empresa. Ou seja, em outras palavras, o gestor é o responsável por fazer as pessoas trabalharem satisfeitas para que elas sejam cada vez mais produtivas e comprometidas com o trabalho.
Você está pensando em se aventurar nesse amplo mercado de trabalho? Conheça os principais desafios enfrentados por esse profissional e fique preparado!

Desenvolver competências de comunicação

Um dos principais desafios do gestor de recursos humanos é desenvolver uma boa comunicação. Essa habilidade, apesar de ser o mínimo que se espera de um bom líder, é complicada de ser adquirida e mais difícil ainda de ser colocada em prática.
A boa notícia é que não existe uma regra para isso, pois cada organização funciona de uma maneira, e o estilo dessa comunicação vai variar de acordo com a cultura dessa empresa. Porém, lembre-se: bons comunicadores constroem equipes confiantes e fortes, mau comunicadores criam e nutrem a incerteza.

Desenvolver estratégias para amenizar conflitos internos

gestor de recursos de humanos precisa entender as relações (sejam elas boas ou ruins) que envolvem os funcionários de uma empresa.
E esse é um dos principais desafios da profissão, já que ele deve ter muito tato e flexibilidade de comunicação para saber compreender — e até mesmo prever — os conflitos internos de uma organização, desenvolvendo táticas que amenizam climas de tensão, sem causar desconfortos maiores.

Saber analisar os cenários e tomar decisões

Um bom gestor de RH deve ser bem cuidadoso na hora de tomar decisões e deve fazer isso de forma bem sistemática. O mercado globalizado atual não tem mais espaço para um líder que toma decisões precipitadas baseadas em dados e não em informações. Atitudes assim podem contribuir para a perda de competitividade e atraso nas organizações.
Por isso, o gestor de RH precisa ser extremamente estratégico e analítico na hora de tomar decisões. Precisa contratar ou demitir pessoas? Analise todo o mercado antes de agir. Saiba exatamente o sentimento dos colaboradores em relação a atual situação da empresa. Leve em consideração seus questionamentos e, claro, suas expectativas. Assim o desafio de manter a organização harmônica será concluído com sucesso!

Investir e desenvolver liderança

Muitos acreditam que os melhores líderes já nasceram com espírito de liderança em sua personalidade. Outros, porém, preferem afirmar que essa habilidade pode ser construída por meio de cursos e aconselhamentos profissionais ou coaching.
Independente da maneira como essa habilidade é adquirida, os gestores de RH são constantemente cobrados por sua competência de mobilizar e gerenciar pessoas dentro de uma organização. Nesse sentido, o seu principal desafio é o de ensinar gestores a serem líderes mais inspiradores e cuidadosos com sua equipe.

Tornar-se um gestor interno mais participativo

As pessoas precisam entender que o diferencial de um gestor de recursos humanos é a participação dele no dia a dia dos funcionários. Não faz sentido uma organização contar com um líder que fique trancafiado em sua dala durante todo o seu expediente, o famoso gestor de “sala com ar-condicionado”.
As empresas precisam de um parceiro de “chão de fábrica”, disposto a vivenciar, sentir e compartilhar das alegrias e angustias dos funcionários. Dessa forma, quanto mais vivência e relacionamento o gestor de RHcultivar dentro da organização, melhor conhecerá as pessoas para avaliar as suas habilidades, dificuldades e diferenciais.

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