Valorização da diversidade: uma ferramenta importante no combate ao preconceito
Valorização da diversidade: uma ferramenta importante no combate ao preconceito
Conheça os dados do preconceito e como trabalhar a valorização da diversidade na escola para reduzir este problema.
A escola não está ilesa dos problemas da sociedade, ela representa apenas uma parcela desse todo. Conheça os dados do preconceito e como a valorização da diversidade pode ajudar a reduzi-lo.
Educadores, professores e família são as mesmas pessoas que atuam no ambiente social, assim, as dificuldades presentes fora dela, se estendem no meio escolar. O preconceito é um dos problemas mais presentes tanto dentro como fora da escola.
Os dados
Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) datada de 2015 aponta que 99,3% dos entrevistados (de 18,5 mil), profissionais e alunos de escolas públicas de todo o país, demonstram algum tipo de preconceito.
Entre eles estão o preconceito ético-racial, de gênero, socioeconômico, de geração, orientação sexual, territorial e as pessoas com deficiência, sendo esse último o maior índice, 96,5%.
O preconceito e a intolerância não devem ser admitidos e, por isso, a escola deve ter a preocupação com essa questão.
Valorização da diversidade
É preciso que se desenvolva uma cultura de valorização a diversidade, para exercerem desde cedo a função social e que possibilite a compreensão das semelhanças entre os seres humanos e a diversidade existente em cada um deles.
Todos somos semelhantes, mas todos nós somos únicos e por isso, temos as nossas diferenças.
Ao trabalhar a diversidade em sala de aula, é preciso desenvolver um olhar empático, em todos os aspectos, do aluno aos colaboradores, entre os educadores e as famílias.
É importante que todos estejam envolvidos nessa ação, pois as crianças são observadoras e aprendem com os exemplos que lhes são transmitidos.
A escola é um lugar propício para desenvolver uma cultura de valorização a diversidade e é onde os conflitos podem ser resolvidos através da educação.
Isso porque o convívio com a diferença é presente na vida dos alunos, é onde se agrupam diversidades em todos os aspectos e assim ter recursos efetivos para o combate ao preconceito.
Comentários
Postar um comentário