Tema de Redação: O direito de votar

Tema de Redação: O direito de votar


Além de conhecer os critérios do Enem, é importante colocá-los em prática. Por isso, elaboramos propostas de redação para você 😄. Leia e interprete com atenção os textos motivadores. Fugir do tema da proposta de redação pode anular o seu texto.

Proposta de Redação: O direito de votar

A partir da leitura da coletânea a seguir, e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
Apresente uma proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, com coerência e coesão, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto base 1:

O direito de votar: tema de redação
Comício pelas Diretas Já, em São Paulo, 1984.

Texto base 2:

Para que existam hoje os direitos
políticos, o direito de votar e ser votado,
de escolher seus governantes e representantes,
a sociedade lutou muito.
Fonte: www.iarabernardi.gov.br. 01/03/02.

Texto base 3:

A política foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco. (…)
A política foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou reiterar ações que dizem respeito a todos os seus membros.
Fonte: Marilena Chauí. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

Texto base 4:

A democracia é subversiva. É subversiva no sentido mais radical da palavra. Em relação à perspectiva política, a razão da preferência pela democracia reside no fato de ser ela o principal remédio contra o abuso do poder. Uma das formas (não a única) é o controle pelo voto popular  que o método democrático permite pôr em prática. Vox populi vox dei.
Fonte: Norberto Bobbio. Qual socialismo? Discussão de uma alternativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Texto adaptado.

Texto base 5:

Se você tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições. Se você tem 16 ou 17 anos, pode votar ou não. O mundo exige dos jovens que se arrisquem. Que alucinem. Que se metam onde não são chamados. Que sejam encrenqueiros e barulhentos. Que, enfim, exijam o impossível.
Resta construir o mundo do amanhã. Parte desse trabalho é votar. Não só cumprir uma obrigação. Tem de votar com hormônios, com ambição, com sangue fervendo nas veias. Para impor aos vitoriosos suas exigências – antes e principalmente depois das eleições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Respeito à Diferença

As 5 matérias de matemática que mais caem no ENEM

5 dicas legais para quem quer ser estilista de moda