pais e adolescentes
De uma hora pra outra, sua filha, que brincava de boneca, começa a passar batom. Você mal consegue pensar como será comprar para ela o primeiro sutiã. Mas está chegando a hora. Seu menino, que até ontem a idolatrava, hoje já pede que você não o beije na porta da escola. "Será que ele não gosta mais de mim?", pensa. Nada disso. É a pré-adolescência que está chegando. Hoje, essa fase vai de 8 a 12 anos. "As crianças estão mais precoces", afirma a psicóloga Daniela Zanuncini. Saiba como se relacionar com seu pré-adolescente.
A pré-adolescência é uma fase de descobertas, curiosidade e muito medo do que vem pela frente. Os pais precisam ter paciência. Fátima Bernardes vem descobrindo com os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, de 12 anos, as delícias de ser mãe de pré-adolescentes. "Eles já dão sinais de que estão crescendo, estão mais vaidosos e as brincadeiras mudaram. Mas a pré-adolescência é uma questão hormonal, e isso ainda não aconteceu. É só olhar e ver que ainda têm corpo de criança. Aliás, a gente tem de ter cuidado com essa palavra, eles não gostam", disse a apresentadora do Jornal Nacional em uma recente entrevista à revista Contigo!.
Pois é... Eles não gostam de ser chamados de crianças, mas ainda não são adolescentes. Estão no meio do caminho. Como lhes dar responsabilidades na medida certa? O que conversar, como se aproximar deles? Enfim, como desvendar essa "nova" pessoa que surge na sua casa? Algumas regras podem ajudar e, com amor, paciência e compreensão, você tira de letra.
As mães que se interessam pela saúde sexual e reprodutiva dos filhos querem saber qual é a idade adequada para eles iniciarem sua vida sexual.
Mas, com que idade os adolescentes têm a sua primeira vez?
Acontece que ao ver os adolescentes tendo relações sexuais nos filmes ou programas de televisão, muitas mães adquirem a ideia equivocada de que todos os adolescentes fazem e que a cada ano que passa começa com uma idade mais jovem.
Acontece que ao ver os adolescentes tendo relações sexuais nos filmes ou programas de televisão, muitas mães adquirem a ideia equivocada de que todos os adolescentes fazem e que a cada ano que passa começa com uma idade mais jovem.
Mas não devemos esquecer que muitas vezes os meios de comunicação têm inflado esta questão ao apresentá-los como sexualmente ativos e ao destacar as histórias de certas estrelas de televisão adolescentes que estão esperando um bebê ou são mães solteiras.
A realidade é outra
Muitos dos adolescentes entre 15 e 19 anos de idade não fazem sexo, segundo as estatísticas publicadas pelo Instituto Guttmacher, e alguns deles tiveram relações sexuais ocasionalmente ou pelo menos uma vez. A maioria dos jovens têm relações sexuais pela primeira vez por volta dos 17 anos, quando estão terminando o ensino médio.
Com que idade os adolescentes têm a sua primeira vez?
Além disso, apesar do estereotipo tão generalizado de que os adolescentes fazem sexo casual sem compromisso, mais de 75% das mulheres adolescentes tiveram relações sexuais pela primeira vez com um namorado estável, um parceiro ou um marido.
Uma situação estável
Como essa estatística nos mostra, muitos adolescentes (especialmente as mulheres) preferem um parceiro estável que lhes permita levar uma relação estável também. O que isso significa? Que, independentemente da idade, esta relação o permitirá desfrutar da vida, do seu parceiro e de uma possível gravidez e lactação se surgir.
Com que idade os adolescentes têm a sua primeira vez? É muito bom que se faça esta pergunta, porque mostra que você se preocupa com o sucesso que seus filhos terão na vida e que inclui também o plano sexual.
S.O.S. Sexo: A Primeira vezhttp://capricho.abril.com.br/home/
Comentários
Postar um comentário